Como prevenir contra um ataque de ransomware?

CONSELHOS DE PREVENÇÃO
Back-up! Back-up! Back-up! Tenha um sistema de recuperação de forma a que uma infeção de ransomware não destrua os seus dados para sempre. A melhor forma é ter duas cópias de backup: uma a ser armazenada na cloud (lembre-se de utilizar um serviço que faça backups automáticos dos seus ficheiros) e outra a ser armazenada fisicamente (disco externo, flash drive, outro computador, etc.). Deverá desligar o mesmo do seu computador quando não estiver a usar. As suas cópias de backup também podem ser utilizadas quando apagar ficheiros críticos acidentalmente ou tiver problemas com falhas nos discos rígidos.
Utilize software antivírus de forma a proteger o seu computador de ransomware. Não desligue as ‘funcionalidades de heurística’ uma vez que ajudam a identificar ransomware que ainda não é detectado formalmente.
Mantenha o software do seu computador actualizado. Quando o seu sistema operativo (OS) ou aplicações disponibilizam uma nova versão, instale-a. E se o software tiver uma opção de atualizações automáticas, ative-a.
Não confie em ninguém. Literalmente. Qualquer conta pode ser comprometida e links maliciosos podem ser enviados através de contas de amigos nas redes sociais, colegas ou parceiros de jogos online. Nunca abra anexos em emails de pessoas que não conhece. Normalmente, os criminosos distribuem mensagens de email falsas que se parecem muito com notificações de serviços online, bancos, polícia, tribunais ou das finanças, com a intenção de iludir os destinatários a clicarem num link ou abrir um anexo de forma a executarem ransomware nos computadores dos utilizadores. Este método denomina-se de “phishing”.
Active a opção de “Mostrar extensões de ficheiros conhecidos” nas definições do Windows. Isso irá fazer com que seja muito mais fácil detectar ficheiros potencialmente maliciosos. Nunca clique em ficheiros com extensões tipo “.exe”, “.vbs” e “.scr” enviados em anexos. Scammers usam várias extensões para disfarçar um ficheiro malicioso a parecer um video, foto ou documento (por exemplo, hot-chics.avi.exe ou doc.src).
Se descobrir um processo desconhecido em execução no seu computador, desligue-o imediatamente da internet ou de outras ligações de rede (por exemplo a sua rede Wi-Fi doméstica) — Isto irá prevenir que a infeção se espalhe por outros sistemas.
*O conselho principal é não pagar o resgate. Ao enviar dinheiro aos cibercriminosos só está a confirmar que o modelo do ransomware funciona, para além de não haver garantia nenhuma que irá recuperar a chave de decifragem necessária para desbloquear os seus ficheiros.
Fonte: https://www.nomoreransom.org/pt/prevention-advice.html
O website “No More Ransom” é uma iniciativa da Unidade de Crime de Alta Tecnologia da Polícia Holandesa, do European Cybercrime Centre (EC3) da Europol e de duas empresas de cibersegurança - a Kaspersky Lab e a Intel Security – com o objetivo de ajudar as vítimas de ransomware a recuperar os seus ficheiros cifrados sem terem que pagar a criminosos.